DOM TOMAZZO
A BÊNÇÃO DO PAPA
BISPO DE IRECÊ RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃO IRECEENSE.
Quarta, 10 Março 2010 19:33
Hoje pela manhã, meus parentes da Itália ligaram bem cedo, para felicitar-me pelo meu aniversário e fiquei muito feliz. Mais feliz ainda fiquei ao anunciar-lhes a minha alegria em receber o título de cidadão ireceense. O carinho do povo de Irecê, alimenta o nosso desejo de por aqui permanecer cada vez mais”, disse o Bispo D. Tommaso Cascianelli, C.P, Bispo Diocesano de Irecê, que teve seu aniversário celebrado na noite de ontem, na Igreja Catedral local.
Após a missa, que contou com presença de fiéis, padres das paróquias da Diocese, vereadores, secretários e do prefeito Zé das Virgens, o religioso recebeu o título que foi proposto pelo vereador José Augusto Dourado (Garoto) do PT, aprovado à unanimidade pela Câmara.
Os vereadores Garoto, Professor Hildegar Mendes e o líder da bancada governista, Arestides Dourado, se pronunciaram, em nome da Câmara. Eles destacaram a alegria em ter D. Tommaso como cidadão ireceense e o trabalho realizado pelo religioso à frente da Diocese.
Zé das Virgens fez uma breve retrospectiva da apoteótica chegada do bispo em Irecê, dez anos atrás, quando o Ginásio de Esportes da cidade esteve lotado de fiéis. O prefeito ressaltou a obra religiosa e a lideranças na condolidação das atividades cristãs e a grande reforma e ampliação da Catedral e outras igrejas.
Ele se dirigiu ao bispo falando que era uma grande honra para Irecê tê-lo como conterrâneo.
D. TOMMASO – O Bispo de Irecê nasceu dia 09 de março de 1948 em Capodimonte (Itália) na antiga Diocese de Montefiascone. Após ter concluído os estudos filosóficos no seminário dos Padres Passionistas e os estudos teológicos na Pontifícia Universidade Lateranense, obteve a Licenciatura em Teologia.
Em 28 de setembro de 1964 D. Tommaso emitiu a profissão religiosa na Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionista) e no dia 7 de abril de 1973 recebeu a Ordenação Sacerdotal. Em 17 de janeiro de 1980 chegou no Brasil como missionário, trabalhando no Vicariato Passionista da Bahia, tendo sido Vice-Pároco e depois Pároco (1980-1984) da Paróquia Santa Maria Goretti na cidade de Itabuna-BA. Contemporaneamente (1983-1984) foi Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Ferradas. De 1984 a 1992, foi Superior Regional do Vicariato Passionista da Bahia e temporariamente Diretor do Seminário e Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem em Salvador. De 1992 a 1996, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na cidade de Jequié-BA e Superior do Convento Jesus Crucificado; desde 1996, Pároco da Paróquia de Santa Maria Goretti na cidade de Itabuna e no início do ano 2000, Superior Regional dos Passionistas da Bahia. No dia 05 de julho de 2000, recebeu a nomeação como Bispo de Irecê-BA, sendo consagrado em Itabuna no dia 23 de setembro e tomando posse da Diocese ireceense em 12 de novembro do mesmo ano. (Cultura e Realidade)
